O Sobral Cidade das Artes, que oferece programação cultural fixa com atrações variadas e gratuitas, inicia mais uma semana com atrações que vão agitar os principais corredores da cidade. A série de eventos envolve as linguagens dança, música, cinema e teatro. Toda a programação é gratuita. Nos próximos dias, o festival parceiro Bienal de Dança promete encantar adultos e crianças com espetáculos local e nacional.
A programação semanal, que inicia com o Teatro na Terça, no ECOA, recebe o espetáculo Solo Fértil – Cia. Primeiro Ato. Formado por jovens atores sobralenses, o coletivo representa o melhor da arte local. A montagem apresentada no Theatro São João é uma conversa de calçada sobre o sertão, sua gente e seus costumes, os causos e estórias, mostrando que o sertão vive em cada um de nós. A quarta é dia de cinema com o Cine Cultura. Os espectadores vão assistir “A Experiência”, de Mauricelio Rocha Ramos, e “O Céu de Suely”, do aclamado diretor Karim Ainouz.
A quinta-feira, 27, terá música com o Som na Praça. Realizado às 19 horas na Praça São João, tradicional reduto da cidade, o evento apresenta o grupo Chorando Baixinho. Formado por Herbert Nobre na flauta, Valdenir Filho no violão de sete cordas, Kelvin Mota no Cavaco e Fernando Madeira no Pandeiro, o coletivo traz grandes clássicos do choro e do samba, com arranjos próprios e uma linguagem musical única e característica. A Bienal de Dança, evento parceiro do “Sobral Cidade das Artes”, também pede passagem na quinta-feira. O Teatro do ECOA recebe apresentações de Paracuru Cia. de Dança, com Praia das Almas, e Edvan Monteiro – Arrastão, dentro do Trajetos EnCena.
O Anfiteatro do Largo das Dores tem música na sexta-feira, 28. Duas atrações prometem agitar o público no dia de NA BEIRA DO RIO. Gleydson Frota, guitarrista de excelência, apresenta um show com músicas inéditas e a essência de seu projeto Sonoridades. Já o grupo Vento Mareia, que propõe trazer vibrações e sentimentos ao público por meio da música, resgata a sonoridade e os ritmos da música popular nordestina, como o baião, o xote e o ijexá, sem deixar de lado a energia de ritmos contemporâneos, como rock e reggae. A noite ainda terá apresentação do espetáculo Ouriço, de Leonardo França, na programação da Bienal de Dança.
Sábado é dia do Ecoa Hip Hop que terá atrações como Joel Mano Rap, Sigilo Beats e Flip Jay. A Bienal de Dança entra na programação com o espetáculo Esconderijo de Gigantes, no Teatro do ECOA, às 17 horas. A montagem fala do encontro entre dois seres de culturas diferentes que, na mistura entre o medo e a curiosidade do diferente, passam a aprender sobre o outro e questionar suas verdades. Às 20 horas, a diretora Andreia Pires apresenta o espetáculo Os Vagabundos. Na montagem, uma coleção de histórias transformadas numa coleção de gestos misturada com uma lista de músicas composta por um coletivo de bombas exposto numa rua sem começo e sem fim. Uma multidão de amores que vai e volta num espiral, muitos gritos, muitos sustos, muitos saltos, muitos mundos.
No domingo, 30, a partir das 17 horas, famílias podem assistir ao espetáculo Alice no País das Maravilhas, às 17 horas, dentro da programação Praça da Criança. A edição será realizada na Praça Samuel Ponte e contará também com atividades lúdicas do Brincando e Pintando, atividade que acontece aos domingos na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. É feito de brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores que animam a criançada e também os pais. Em Sobral, o burburinho promete ser o mesmo.
Projeto Sobral Cidade das Artes
Criação. Formação. Difusão. Esta é a base do projeto Cidade das Artes, uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), ECOA e Prefeitura de Sobral em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos do interior cearense, assim como dinamizar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico, fortalecendo a arte e a cultura para o desenvolvimento social e econômico. Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto, que iniciou em setembro e segue até meados de dezembro de 2016.
PROGRAMAÇÃO
DIA 25/10 (Terça) – TEATRO DA TERÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
-Cia. Primeiro Ato – Solo Fértil
DIA 26/10 (Quarta) – CINE CULTURA
Cine Falb Rangel – 20:00h
-A Experiência (Mauricelio Rocha Ramos)
-O Céu de Suely (Karim Ainouz)
DIA 27/10 (Quinta) – SOM NA PRAÇA
Praça São João – 19:00h
-Chorando Baixinho
DIA 27/10 (Quinta) – BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 21:00h
-(Percursos de Criação) Paracuru Cia. de Dança – Praia das Almas
-(Trajetos EnCena) Edvan Monteiro – Arrastão
DIA 28/10 (Sexta) – NA BEIRA DO RIO
Anfiteatro do Largo das Dores – 21:00h
-Gleydson Frota
-Vento Mareia
DIA 28/10 (Sexta) – BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 21:00h
-Leonardo França (BA) – Ouriço
DIA 29/10 (Sábado) – ECOA Hip-Hop
Pátio da ECOA – 21:00h
-Joel Mano Rap e Sigilo Beats
-Flip Jay – Planeta Hip-Hop + Battle B Boys
DIA 29/10 (Sábado) – BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 17:00h
-(Infantil) Inquieta Cia. de Teatros – Esconderijo de Gigantes
Teatro da ECOA – 20:00h
-Andréia Pires – Vagabundos
DIA 30/10 (Domingo) – PRAÇA DA CRIANÇA
Praça Samuel Ponte – 17:00h
-Liduína Marques – Alice no País das Maravilhas
-Brincando e Pintando
DIA 30/10 (Domingo) – BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 19:00h
-Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre (RS) – Adágio e Salão Grená
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br
Facebook: www.facebook.com/cidadedasartesce
Instagram: @cidadedasartesce