Curumin_Caixa Cultural

Curumin

 

O cantor da nova geração da música brasileira faz temporada de três dias do seu último álbum, Arrocha

 

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 2 a 4 de outubro, o show Arrocha, do músico Curumin. Com produção de Zé Nigro, Lucas Martins e Curumin, além das participações de músicos como Gui Amabis, Edy Trombone e Ricardo Hertz, Arrocha deságua no que seria a continuidade de um processo de pesquisa e referência às antiguidades orais, iniciado com JapanPopShow, disco lançado em 2009.

 

A performance no palco vai além do canto. Curumin também encara a bateria, acompanhado por Zé Nigro e Lucas Martins nas guitarras, baixos, programações e voz. Samplers, teclados, computadores e outros recursos da música eletrônica ou manual, fazem do espetáculo bastante atemporal.

 

Diferentemente do penúltimo disco, que abordava o lado nipônico de Curumin – já que ele é descendente de japoneses e espanhóis – em Arrocha, o músico se dedicou a observar intervenções da própria natureza do planeta e suas influências nas culturas humanas.Com esse intuito, surgiram canções comoTreme-Terra,com o refrão que se refere a uma divindade iorubá da morte; e Afoxoque, uma parceria de Curumin com RussoPassaPusso. Esta última remete aos skas da primeira geração dos anos 1960, assim como a versão de Vestido de Prata, registro de significativo sucesso nas pistas de samba-rock na voz de Paulinho Boca de Cantor.

 

Sobre Curumin:Curumin iniciou sua carreira solo em 2003, com o lançamento de seu primeiro disco Achados e Perdidos, que apresenta influências musicais do soul e funk americanos, além de samba-funk dos anos 70 e hip-hop. Em 2005, o disco foi lançado no mercado norte-americano pelo selo californiano Quannum Projects. Em 2008, ele lançou JapanPopShow, com a participação de artistas como Blackalicious, Tommy Guerrero, General Electric, Lucas Santtana e Turbo Trio. O terceiro disco, Arrocha, foi lançado em 2012. O álbum ficou entre os melhores lançamentos nacionais do ano segundo diversos blogs e revistas, como a Rolling Stone Brasil, por exemplo.

 

Hoje, aos 39 anos, ele coleciona parcerias na música. Como baterista, acompanhou grandes nomes da MPB, como Paula Lima (de 1997 a 2002), Arnaldo Antunes (de 1999 a 2013), Vanessa da Matta (2006) e Céu (2007), dentre outros. Ainda na década de 1990, ele tocou com a Banda Toca ao lado do guitarrista e produtor Gustavo Lenza, com quem veio a produzir seus dois primeiros discos.

 

Serviço:

 

Teatro Arrocha – Curumin

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 02 a 04 de outubro de 2015

Horário: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: Livre

Vendas a partir de quinta-feira, 1º, às 10 horas

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local


Informações Gerais:
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza

Kelvia Alves – (85) 99943-4767/ (85) 99125-8845
kelvia.souza@grupoinforme.com.br

www.caixa.gov.br/imprensa
Isabelle Vieira, Ana Peyroton e Helena Félix

85 3458.1235 – imprensa@divulgaacao.com
Siga a Fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Siga o Instagram: @caixaculturalfortaleza
Baixe o aplicativo: “Caixa Cultural”
Acesse o site:
www.caixacultural.com.br