A iniciativa vai entrar no calendário do varejo e visa aumentar o consumo per capita de carne suína de 15 para 18 quilos até 2015

 

A ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), em parceria com o GPA, maior varejista da América Latina, promove a “Semana Nacional da Carne Suína”, que tem como objetivo aumentar o consumo per capita de carne suína no Brasil. A semana ocorrerá de 02 a 16 de outubro em todas as 500 lojas do Extra Hiper, Extra Supermercado e do Pão de Açúcar no País.

A Semana Nacional da Carne Suína será realizada anualmente no mês de outubro e, por meio das ações que serão realizadas durante o período, visa ampliar o conhecimento do consumidor sobre os benefícios da carne suína, os diferentes tipos de cortes e contribuir assim, para o aumento do consumo do produto de 15 kg para 18 kg per capita anuais no mercado interno até 2015. Além disso, pretende ressaltar a qualidade e segurança da carne suína brasileira, que segue rigorosamente os padrões internacionais.

 

Para o período, uma ampla preparação foi realizada. Desde maio, a ABCS esteve nas unidades do Extra e do Pão de Açúcar em 17 estados e capacitou cerca de 770 líderes de açougue por meio de Cursos de Cortes Suínos das 507 lojas do Grupo; sensibilizou 772 consumidores em 31 Oficinas Gastronômicas das principais lojas e qualificou mais de 1.000 estudantes de nutrição e gastronomia em Palestras de Saudabilidade nas principais capitais do país.

 

Com a capacitação, o Extra e o Pão de Açúcar apresentam agora até 40 tipos de cortes e ampliou a exposição de carne suína em 50% na gôndola para o período. Os consumidores terão acesso também a dicas de preparo e informações sobre a carne em seus materiais de comunicação, além de degustação e oficinas gastronômicas.

 

Todas as lojas também irão oferecer descontos de até 25% nas carnes suínas. Com todas as ações, a expectativa é registrar um acréscimo nas vendas em 40% de carnes, em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

“A Semana Nacional da Carne Suína vai proporcionar mais acesso e mais conhecimento aos diferentes tipos de corte e preparo dessa proteína. A parceria do governo, fornecedor e varejo irá trazer benefício a toda a cadeia, especialmente ao consumidor.”, disse Leonardo Miyao, Diretor Comercial de Perecíveis do GPA.

 

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana é uma importante ferramenta de estabilização para a cadeia de suínos. “Buscamos o GPA para criar a maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro e, com isso, trazer mais variedade de carne suína ao consumidor e maior estabilidade para o setor”, explica.

O evento é possível graças a parceria entre ABCS, Sebrae Nacional, GPA, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).