A companhia apresenta duas coreografias inéditas e realiza workshops gratuitos de danças brasileiras e brincadeiras populares
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe de 6 a 8 de setembro de 2019 uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil, a paulistana Cisne Negro Cia. de Dança, para curta temporada do espetáculo A luz que há em ti. O espetáculo inicia com a coreografia “A luz que há em ti…” que tem a trilha sonora de Johann Sebastian Bach. Criada pelo bailarino, professor e coreógrafo brasileiro Roberto Amorim, a obra mostra a percepção que se tem de si através da luz que há no outro. A coreografia estabelece um diálogo e uma proposta estética ímpar, propondo reflexões sobre autoconhecimento, assim como a postura e a evolução do homem contemporâneo.
Em seguida o espetáculo continua com a coreografia “Ziggy – Tributo a David Bowie!”, que é baseada na discografia de um dos maiores ícones da música mundial. A coreografia foi criada pelo renomado coreógrafo, professor e bailarino brasileiro Mário Nascimento, um profundo conhecedor da obra de Bowie. Ele fez um mergulho interpretativo à genialidade do músico, na sua trajetória e na diversidade de suas aptidões artísticas como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista e produtor.
Como David Bowie influenciou também o mundo da moda pelos seus figurinos e cenários, o renomado figurinista brasileiro, Fábio Namatame, foi convidado para compor o figurino dos bailarinos. Bowie tinha uma predileção por figurinistas japoneses e Namatame fez uma releitura desses figurinos, além de focar nas tendências dos anos 70 e 80, uma fase “psicodélica”, muito colorida, com combinações inusitadas e cortes diagonais. Esta obra conta também com o a maquiagem de Chloé Gaya, que traduziu nos rostos dos bailarinos a ousada e andrógena alma de David Bowie.
Workshop de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares
Nos dias 06 e 07 de agosto, às 15 horas, o bailarino André Santana, ministra workshop gratuito de danças brasileiras e brincadeiras populares na Caixa Cultural Fortaleza. A proposta é desenvolver a linguagem e consciência corporal, através de exercícios de improvisação e seqüências baseadas em danças e brincadeiras populares brasileiras.
A duração de cada encontro será de 2 horas e é voltado para pessoas que gostam de dança com idade a partir de 16 anos. As inscrições do workshop devem ser feitas pelo e-mail projetos@cisnenegro.com.br até um dia antes da realização de cada workshop. Os interessados fornecem apenas o nome completo e RG. O número total de participantes é de 40 pessoas.
Cisne Negro Cia de Dança
A Cisne Negro Cia. De Dança, que tem a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, é considerada uma das melhores companhias de dança contemporânea do país. Sucesso de crítica e de público, soma 42 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronta para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta! Entre seus traços marcantes está a diversidade e a inovação.
A Companhia surgiu em 1977 quando convidou para seu corpo de baile atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). A interação entre atletas e bailarinos de formação trouxe à Companhia dinâmica às coreografias, flexibilidade, sofisticação e acrobacia aos movimentos e ainda mais concentração ao grupo quando em cena.
Serviço:
Dança contemporânea: “A luz que há em ti”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: de 06 a 08 de setembro de 2019
Horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e 15,00 (meia)
Vendas a partir de 05/09, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE):
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
Acesse o site www.caixacultural.gov.br
Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Baixe o aplicativo “Caixa Cultural”